Tecnologia inovadora e única no mundo, os bioaditivos são produtos orgânicos 100% naturais, compostos por leveduras que visam promover a aceleração do tratamento biológico de resíduos sólidos e líquidos, bem como o aumento na eficiência de remoção da matéria orgânica.
Além da aceleração e do aumento na eficiência de remoção da matéria orgânica nos processos biológicos de tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos orgânicos, os bioaditivos promovem uma série de outros benefícios como:
- Controlam o odor nos sistemas;
- Previnem a proliferação de vetores (como larvas de insetos);
- Reduzem o tempo de aclimatação do lodo biológico quando utilizados nas partidas e repartidas dos sistemas (±50%);
- Reduzem o risco de colmatação e incrustação dos sistemas por atuarem diretamente nos sólidos (suspensos, dissolvidos e sedimentáveis);
- Reduzem o volume de lodo excedente (±40%) ;
- Promovem a estabilização da operação do sistema;
- Respondem rapidamente em emergências operacionais e variação de cargas;
- Promovem o equilíbrio da biota nativa;
- Reduzem os custos operacionais dos sistemas em energia na aeração (±30%) e cloro na desinfecção (±20%);
- Promovem o aumento na produtividade de biogás em sistemas digestores de biomassa (±35%);
- Melhoram a qualidade do efluente final para reuso;
- São totalmente seguros e fáceis de manusear, pois não apresentam qualquer risco à saúde humana, fauna ou flora, pois são de origem 100% natural.
Dessa forma, os bioaditivos agem em toda e qualquer concentração orgânica.
Importante ressaltar que Biosane é o único bioaditivo 100% natural!
Reiteramos que o consórcio de microrganismos (LEVEDURAS) que compõe os bioaditivos Biosane nem sempre age diretamente no resíduo. Na maioria dos casos ele estimula o próprio microrganismo nativo a produzir enzimas que participarão ativamente na remoção das concentrações orgânicas, sendo esse um grande diferencial.
Outro diferencial é a praticidade na aplicação, a qual é feita sem diluição, exceto em casos específicos de incrustação, gordura ou escuma.
Aplicações
REMOÇÃO DE ESCUMA EM CAIXA ELEVATÓRIA
Após três aplicações de Bioaditivo já é observada a remoção da escuma de gordura em uma caixa elevatória.
ETEs
As ETEs compactas representam um grande desafio para os seus operadores. Os bioaditivos são excelentes aliados nos processos de remoção da carga orgânica dos efluentes sanitários ou industriais, equilibrando a biomassa, reduzindo os custos operacionais, preservando os recursos naturais e promovendo o reúso.
REMOÇÃO DE SÓLIDOS
O tratamento de necrochorume com Bioaditivo atinge excelentes resultados na remoção de sólidos suspensos e na clarificação de efluentes.
SEDIMENTAÇÃO DE LODO BIOLÓGICO
Na redução do arraste de lodo através dos vertedouros dos decantadores, os Bioaditivos agem diretamente na aceleração da sedimentação dos flocos biológicos.
SECAGEM DE LODO BIOLÓGICO
Como os Bioaditivos facilitam a sedimentação do lodo biológico, reduzindo o seu volume, a secagem do lodo acontece mais rapidamente com redução dos custos operacionais e ocupando menos espaço.
REMOÇÃO DE GORDURA
Os efluentes de frigorífico costumam apresentar grandes concentrações de gordura, gerando escuma gordurosa nas estações de tratamento. Com o Bioaditivo, essa concentração tende a reduzir, facilitando a operação, prevenindo mau cheiro e ajustando os parâmetros de lançamento.
ACLIMATAÇÃO DE LODO BIOLÓGICO
Nas partidas e repartidas dos reatores biológicos de tratamento de efluentes, os Bioaditivos aceleram o processo de aclimatação do lodo biológico, equilibrando a biomassa e apresentando melhores resultados na remoção da carga orgânica lançada no sistema.
REMOÇÃO DE ESCUMA EM LAGOS ARTIFICIAIS
Lagos artificiais normalmente são alimentados pela água das chuvas e pelas águas subterrâneas, recebendo contribuições orgânicas de restos vegetais e animais, podendo gerar um aumento no volume de sólidos no fundo e na superfície. O Bioaditivo promove a sedimentação e a digestão desses sólidos, clarificando o espelho d´água.
REDUÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS
o Bioaditivo equilibra e estabiliza os sistemas biológicos de tratamento de efluentes, mantendo baixas as taxas de coliformes totais.
REMOÇÃO DE NITROGÊNIO E FÓSFORO
Após o tratamento com os Bioaditivos no esgoto sanitário de um parque de armazenamento da indústria do petróleo, por exemplo, pode-se observar uma taxa média de remoção de 80% Nitrogênio e Fósforo Totais.
Importante ressaltar que esses elementos em excesso contribuem com a Eutrofização, processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva, ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água, provocando a morte de diversas espécies animais e vegetais e apresentando altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.